BLOG

Categorias

doula

01/02/2016

O que significa “Doula”?

Categorias: gestantes

doulaA palavra Doula vem do grego ” mulher que serve “.

Nos dias de hoje aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres no preparo e no momento do parto .

Antigamente a parturiente era acompanhada durante todo o parto por mulheres mas experientes, geralmente mulheres que já tinham passado por aquilo, mulheres que faziam parte da comunidade que viviam, mulheres mais velhas da família, a anciã das aldeias, entre outras tantas que carregavam consigo essa sabedoria ancestral. Depois do parto continuavam a ser acompanhadas por estas mulheres que as auxiliavam nos afazeres domésticos, no cuidado com os bebês, desde banho a amamentação. Na verdade as crianças eram criadas por uma comunidade , onde todas as mulheres teciam uma rede de apoio entre elas e se auxiliavam nesse e em outros períodos da vida.

Hoje em dia família moderna está cada vez menor e a maioria das mulheres engravidam e dão à luz em absoluta solidão, sem ter com quem contar antes, durante e depois do parto, a Doula pode auxiliar fornecendo apoio emocional, medidas para aumentar o conforto materno, contato físico, explicações sobre o que está acontecendo durante o trabalho de parto e uma presença amiga constante .

Um trabalho gratificante e emocionante.